terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como trabalhar menos e mesmo assim impressionar



Essa lista não é definitiva e muito menos completa, mas pode te ajudar a ir na direção correta com seis estratégias básicas para aumentar sua visibilidade sem aumentar sua carga de trabalho.

Aprenda habilidades que poucas pessoas saibam. Enconte uma função de nicho (ou duas) que estão atualmente com alta demanda e domine-a. Se poucas pessoas puderem dominar essa função, seu valor efetivo com os outros irá aos céus! Você vai se tornar “o cara”! Mesmo que seja um modismo temporário, você conseguirá fazer um impacto significante em um curto prazo. E se jogar as cartas corretamente, você irá se encontrar fazendo menos trabalho e conseguindo 10 vezes mais crédito com seus esforços.

Siga a regra 80/20. Essa regra diz que 80% dos resultados vem de apenas 20% dos esforços. Se você conseguir identificar o foco dos 20% que importam mais, você pode se tornar mais produtivo (e impressivo) sem aumentar sua carga de trabalho. Tente automatizar ou delegar os as atividades 80% menos produtivas sempre que possível. Quando emails aleatórios e ligações de telefones começarem a atrapalhar seu caminho, lembre-se das regra 80/20 para corrigir imediatamente a trajetória. Se uma emergência aparecer e você precisar eliminar algo de sua agenda, tenha certeza que não se trata dos 20% vitais.

Forneça valor dentro de uma caixa preta. Mistério é um grande componente da impressionabilidade. Para atingir o último nível de impressionabilidade seus esforços devem fazer alguém pensar “Uau! Como ele consegue fazer aquilo?” Eles podem facilmente ver seus resultados, mas não sabem 100% como você chegou do ponto A para o ponto B. Em outras palavras, você deve providenciar (ou inovar) um valor tangível sem divulgar detalhes específicos da atividade. Isso é similar a aprender uma habilidade rara, mas estimulando a curiosidade de seus colegas de trabalho.

Se concentre mais em menos. Ser um generalista e saber várias coisas na vida pode ser uma boa estratégia, mas a impressionabilidade é alcançada via especialização. Expertise atrai atenção muito rápido. Isso acontece porque o aumento gradual em um nível de habilidade tem um efeito exponencial na opinião pública de toda impressionabilidade. Pense em termos de Karatê: Um faixa preta parece muito mais impressivo do que um faixa marrom. Mas um faixa marrom parece muito mais impressivo que um faixa vermelha? Moral: A sociedade eleva experts ao topo da pirâmide social. Trabalho duro importa, mas não se dividido em diversas direções. Foque-se em dominar sua habilidade.

Só utilize ferramentas de qualidade. Tentar cortar uma árvore com uma serra de mão cega pode ser uma empreitada no mínimo difícil (não somos a favor de cortar árvores, é só um exemplo). Você teria que trabalhar duro para conseguir o menor impacto. Esse princípio se aplica para tudo na vida. Não deixe a ineficiência derrotá-lo. Se as ferramentas na sua caixa de ferramentas não se encaixam nos requisitos para o trabalho, encontre alguém que tenha as ferramentas certas e utilize-as no processo. Com posse das ferramentas corretas (e habilidades) você pode facilmente encolher uma montanha em um montinho de areia.

Sempre venda menos para entregar mais. O vendedor usual constantemente vende a mais a capacidade de seu produtos. Ele mantem a expectativa tão em alta que o produto acaba não correspondendo as expectativas dos clientes. Se você quer aumentar sua impressionabilidade, faça exatamente o oposto. Venda pouco suas capacidades (ou produtos, serviços, prazo, etc.) de modo que você sempre seja capaz de entregar mais. Irá parecer para outros que você estará acima da média e em um ritmo muito mais avançado que o normal.

Seja o primeiro a comentar

  ©Blog da CD Coluna Digital.

TOPO