sábado, 10 de outubro de 2009

Momento Menininha - Mais fresca que picolé de Limão!

A onda do Verão

O short Jeans é o coringa para esse verão, e pensando nisso, pensando também nas peças que você tem em seu guarda-roupa criei esse set. Sou jornalista da área de Job and Comportamento, mas me arrisco em criar algumas combinações. Dessa forma, para seguir a sequencia de blusas criei a sequencia de sapatos.

Estampa, Jeans e meiapata
Camisete, Jeans e sapatilha
Xadrez, Jeans e um chinelinho

Um arraso!




A onda do Verão by lysgribeiro featuring SIWY shorts

Gostou? Leia mais!

Momento Menininha - Vestido é coringa




Você pode se perguntar: "Onde será a festa?" E eu respondo a você: "Onde você quiser!"

A combinação acima representa uma mulher sofisticada, que prima pelo bom gosto e luxo, porém não necessáriamente diz que você que gosta de um look mais free não possa ficar muito bem nesse modelito.

Um vestido sofisticado com carteira e brincos lindos, em minha humilde opinião cai muito bem em várias ocasiões: Um jantar em família [todos os acessórios], Um baladinha [Sem a Bolsa], as tendencias são lindas, porém as combinações e a beleza fica a cargo de quem vestirá a roupa, pois de nada adianta comprar milhares de peças "Nude", tendencia do verão 2009, se você é extremamente branquinha e não quebra o "gelo" e a palidez da Moda Nude com acessórios coloridos e transados. Ah! E acima de tudo, sinta-se bem com essas combinações. A sensação de conforto e bem-estar é o que importa, nunca se esqueça disso.

Solte a imaginação e vá a luta, nem sempre o que está na moda combina com a "Sua Moda".

Crie Seu estilo. Reinvente a Moda. Ouse.

Gostou? Leia mais!

Levou um fora? Foi traída? Um site ajuda a driblar a fossa

Tipp Howell















 






Levou um fora do amado? Pior: ficou sabendo que está sendo traída? Claro, nessas horas você se sente bem no fundo do poço. Para sair dele, vale a pena conferir o blog vigilantesdaautoestima.zip.net. Ele se propõe a ficar de prontidão - 365 dias por ano! - para espantar as crises que a põem para baixo. A dona da ideia é a publicitária e escritora Gisela Rao. Ela já se sentiu a última das criaturas por causa de relacionamentos frustrados, mas aprendeu a lidar com as situações que ameaçavam sua autoestima. Confira as táticas dela para driblar a fossa.
Aprendi com a ioga que o que a mente aceita deixa de provocar dor. Então, se o sujeito não foi lá muito legal, se está com outra, tente aceitar que ele não é mais seu.
Namore-se enquanto não pintar outra pessoa. Se estivesse com alguém, não iria ao cabeleireiro pra ficar mais bonita? Continue indo. Não iria fazer uma massagem nele? Vá você ao massagista. Não encararia o fogão? Faça para você um prato caprichado.
Você vivia infeliz? E ainda assim continuou com o cara? Pois ficou porque quis. Pare de bancar a vítima e se lamentar e toque a bola para a frente.
Não se culpe. Encarar os próprios erros para não repeti-los numa próxima vez é bem diferente de ficar se martirizando pelo fim de cada caso.
Busque o colo dos amigos mais queridos e deixe que eles a consolem.

Gostou? Leia mais!

Os segredos das estrelas para manter a forma podem te ajudar no projeto verão 2010

 Walter Chin

Quer saber qual o segredo de Heidi Klum para exibir uma silhueta enxuta? 

Ou então o de Beyoncé para manter as curvas no lugar? Elas e outras famosas contam aqui os truques para chegar ao verão com tudo em cima. 


1. O truque de Oprah Winfrey
Deu vontade de devorar um doce? A apresentadora sempre tem em seu congelador suco de fruta em formato de cubos de gelo. Receita: corte 12 maracujás e retire o suco e a polpa. Acrescente água e adoçante em pó e prepare um xarope. Ferva. Fora do fogo, acrescente o suco de 1 limão siciliano. Despeje em uma fôrma de gelo e coloque no congelador.
o que dizem os especialistas: é um bom truque, já que o cubo de maracujá demora para derreter na boca e a pessoa tem a sensação de que está comendo mais. Também vale guardar uma barra de chocolate na geladeira. “Quando comer um quadradinho, ele demorará mais para derreter”, diz a nutricionista Patricia Davidson. 2
2. Heidi Klum não dispensa o vinagre na salada
Para não cair de boca na bandeja de petit-fours, antes de ir a uma festa ou um jantar a modelo come salada temperada com vinagre. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition mostra que o vinagre branco aumenta a saciedade e contribui para diminuir o índice de glicose e insulina.
o que dizem os especialistas: são necessárias pesquisas mais aprofundadas para comprovar esse efeito.
3. Tania Kalil maneira na dose de carboidratos
“Quando o verão se aproxima, procuro reduzir a quantidade de carboidrato nas refeições, principalmente no almoço e no jantar. Também não dispenso o café da manhã, que, para mim, é primordial. Mesmo se estiver atrasada, não pulo essa refeição.”
o que dizem os especialistas: priorizar o café da manhã é essencial para começar o dia cheia de energia.
4. Paris Hilton e Lindsay Lohan não vivem sem fibras
O truque das party-girls para não engordar um grama à noite? Antes de cair na badalação, elas não deixam de comer uma tigela de cereais ricos em fibras (tipo All Bran, da Kellogg’s) com leite desnatado, porque corta o apetite.
o que dizem os especialistas: as fibras desaceleram a digestão, liberando energia de forma gradual e retardando o surgimento da fome. Vá com calma se costuma ter dificuldade para digerir o leite.
5. O segredo de Drew Barrymore para driblar o cansaço
Um tamarindo seco salpicado de algumas amêndoas picadas. Com apenas 24 calorias, a combinação é ótima para fornecer energia.
o que dizem os especialistas: a amêndoa é rica em gordura monoinsaturada, vitaminas e minerais, por isso é excelente fonte de energia. O tamarindo tem propriedades laxativas. Aposte na dupla para os lanches. Dois tamarindos e cinco amêndoas é uma boa quantidade.
6. Julia Roberts tricota no backstage das filmagens
Para não correr o risco de atacar guloseimas no intervalo entre as cenas, Julia tricota, assim como Hillary Swank e Uma Thurman. Quem diria, tricotar é chique!
o que dizem os especialistas: ocupar o tempo é uma ótima forma de driblar a ansiedade e, consequentemente, aquela vontade de atacar bombons, chocolates, bolachas recheadas.
7. Jessica Biel malha com elástico
Além de ser supereficiente, o também chamado rubber band é fácil de acomodar na mala de viagem. Leia-se : não tem desculpa para dar férias à malhação. Experimente colocá-lo ao redor dos tornozelos e levantar 15 vezes cada perna à frente, para os lados, para trás. Repita a série três vezes para conquistar o bumbum dos sonhos.
o que dizem os especialistas: “Essa sim é uma dica eficaz, pois, com o elástico, você consegue exercitar todo o corpo”, diz Marcelo Bueno, da Bueno Corpore Assessoria Esportiva. Para não errar na postura, peça orientação ao seu personal trainer ou instrutor da academia. O rubber band pode ser encontrado em lojas de artigos esportivos.
8. Sharon Stone e Demi Moore são loucas por ameixas
Segundo Maoshing Ni, doutor em medicina chinesa e queridinho das stars de Beverly Hills, comer uma ameixa por dia ajuda o intestino a funcionar e, consequentemente, manter a barriga sequinha, chapada e à prova de biquíni. Isso porque ela tem propriedades laxativas.
o que dizem os especialistas: “Se sofre com prisão de ventre, prefira a versão seca, mais eficaz contra o mal”, diz o nutricionista Gil de Abreu.
9. Fernanda Vasconcellos combina malhação e tratamentos estéticos
Vela Shape, Ultra Countour, drenagem linfática e Accent integram o menu de tratamentos corporais da atriz. Além disso, ela corre seis quilômetros todos os dias e faz musculação com personal trainer. “Já na alimentação, meu lema é: comer para viver e não viver para comer”, conta ela.
o que dizem os especialistas: “Estudos têm mostrado que o organismo reage melhor quando se ingere menos do que precisa, pois não fica sobrecarregado”, explica Gil de Abreu.
10. O líquido milagroso de Gwyneth Paltrow
Ela não abre mão de tomar de duas a três xícaras de chá de dente-de-leão (Taraxacum officinale), conhecido por suas propriedades diuréticas e desintoxicantes. Receita: em 1 litro de água, deixe ferver por 10 minutos 25 gramas de folhas ou raízes.
o que dizem os especialistas: nem todo mundo pode beber o chá. “Em algumas pessoas, ele pode causar irritações na pele ou hiperacidez gástrica”, afirma Gil de Abreu, especialista em nutrição clínica.
11. Letícia Birkheuer é fã dos tratamentos estéticos
Antes da temporada de desfiles, ela corre para o dermatologista e alia os aparelhos Ultra Contour, para perder medidas, e o Vela Shape, pra modelar o corpo. “Além disso, evito sal e bebidas gasosas que dilatam o estômago.”
o que dizem os especialistas: o sal em excesso contribui para a retenção de líquido e os refrigerantes dilatam o estômago.
12. Beyoncé tem sua própria receita de sopa
Ela pica um alho-poró, uma cenoura, uma erva-doce, um tomate e uma abobrinha. Depois, acrescenta os legumes picados a um litro de água que está fervendo na panela de pressão, fecha e deixa cozer por 20 minutos assim que a válvula começa a girar.
o que dizem os especialistas: “Os ingredientes são desintoxicantes e diuréticos, o que contribui para melhorar a retenção de líquidos”, diz Patricia Davidson. “Sugiro acrescentar uma porção de proteína”, completa Gil de Abreu. Não lance mão dessa receita por longos períodos, pois o organismo precisa de variedade de nutrientes.
 Reprodução Fonte: Marie Clare

Gostou? Leia mais!

Dá, sim, para driblar o cansaço e aguentar o tranco no trabalho até dezembro. Falta pouco!

8 regras de ouro para terminar o ano inteira (e feliz)


Shutterstock
É hora de avaliar os frutos de 2009 até agora e espantar o desânimo para a reta final
 
Você está a ponto de entrar em parafuso. Logo você, que sempre confiou cegamente na memória, agora se dá conta de que precisa anotar até as coisas menos importantes para não se ver em apuros diante do chefe e reconhecer que não, ainda não tem um plano B escondido na manga.
Concentrar-se, então, tem sido impossível. Por mais que se esforce, seus pensamentos vagueiam confusos. E você simplesmente não consegue focalizar o que está na sua frente. Por quê? Ora, é simples: a esta altura do jogo – ou melhor, do ano – o cansaço bateu à sua porta. Para espantar o desânimo que a faz acreditar que não sobreviverá até dezembro, a consultora de empresas Gisela Kassoy, que é uma especialista em gestão de carreira, sugere estas 8 atitudes:

1. Faça uma breve viagem no tempo. Sabe aquele balanço do final do ano passado? Procure resgatá-lo e veja quantas promessas feitas a si mesma conseguiu cumprir. “Mesmo que tenha sido só uma – e a mais fácil – isso passa a sensação de que os projetos podem, sim, ser realizados”, diz Gisela. “Em janeiro, somos mesmo mais ambiciosas nos nossos planos. Então, dê um desconto se nem tudo deu certo.”
2. Pare com essa história de “tenho que”. Respeite seus limites. A mente avisa quando está a um passo de falhar e entrar em colapso. Então, não insista. Vá tomar um café, converse amenidades com uma colega, dê uma volta no quarteirão e volte com a cabeça fria.
3. Repita como um mantra: não preciso ser boa em tudo o tempo todo. Delegue tarefas sempre que possível. Querer ser autossuficiente é bobagem. Afinal, você não trabalha em equipe? Então. E isso vale também para sua vida particular. Peça ajuda do parceiro ou de uma amiga para tarefas como dar um pulo no supermercado ou apanhar seu filho na escola num dia de aperto.
4. Pare de sofrer com a falta de tempo. “Não há ser humano que não sofra por causa disso”, lembra Gisela. “Tempo é artigo de luxo. Então, estabeleça prioridades.” Faça assim: primeiro, seja paciente e trace um plano de ação. Não perca tempo com detalhes. Relacione o que precisa ser feito e comece pelo mais importante. À medida em que for terminando, dê baixa, anote o que foi concluído e o que falta terminar. Ao perceber que a coisa anda, você vai sentir um grande alívio.
5. Faça piadas, não leve as coisas tão ao pé da letra. “Cuide do seu humor como você cuida do seu cabelo”, recomenda Gisela. Isso ajuda a considerar qualquer alternativa para sair de um impasse. De quebra, você se sente mais leve para enfrentar o dia-a-dia e acaba até relevando o comentário maldoso da sua vizinha de mesa. Vai ver ela não estava num bom dia. Você às vezes também não levanta com o pé esquerdo?
6. Aceite o fato de que você não tem o domínio sobre todas as coisas e, talvez, nem a capacidade de realizar determinadas tarefas. Você não chegou aonde chegou à toa. Analise sua carreira como um processo em evolução contínua. Isso pode baixar a poeira da sua ansiedade.
7. Aprenda a dizer não. As mulheres, mais do que os homens, têm uma tremenda dificuldade de negar pedidos, mesmo os mais estapafúrdios. A ala masculina sabe disso e, muitas vezes, impõe seu jogo. Resultado: acúmulo de tarefas que minam sua disposição.
8. Não se prive dos pequenos prazeres. Se para você felicidade é ficar cinco minutinhos a mais no chuveiro, vá nessa. Ok, precisamos pensar na sustentabilidade do planeta e no consumo consciente. Mas, em nome da sua saúde mental, desfrutar um pouco mais das delícias do banho vez ou outra já abre uma janela de bem-estar e ajuda a começar o dia de um jeito mais positivo, acredite.

Gostou? Leia mais!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trajes para cada ocasião

Traje correto homem vestir festa convite































































Ainda se usa colocar no convite o tipo de traje que você deve vestir em um evento.  E junto com o convite surgem várias dúvidas do que significa cada nomenclatura.
Observem as montagens abaixo. Tirando o smoking, acho que cada caso varia muito com o estilo da pessoa.  Mas serve como guia para começar.


Moda em ritmo de festa.fonte: MODA FOR MEN

Gostou? Leia mais!

Momento Menininha - Matelassê - Vamos Compra?

bolsinha-francesa

Está sem dinheiro? que coisa mais triste. Vai perder essa lindeza. que pode ser usada com e sem alça. e que é de matelassê. e você sabe que temos toda uma relação de amor com o matelassê. e o pior: nascida e criada em parrí. coitada, veio parar aqui, nesse país em desenvolvimento.
mas manteve a dignidade e isso é que é importante.

R$100,00
enjôo da flávia.

Quer compra-lá? Clique Aqui!

Gostou? Leia mais!

Brasil é o país das empresas gigantes

 - Crédito: ILUSTRAÇÃO: SAMUEL CASAL
Crédito: ILUSTRAÇÃO: SAMUEL CASAL

O Brasil virou berço de grandes empresas globais. O que muda no mercado de trabalho - e na vida de cada profissional - com a formação das gigantes nacionais.


As gigantes com certidão de nascimento brasileira estão se formando. No primeiro semestre deste ano, 44 fusões e aquisições ocorreram no Brasil. Essas transações, de acordo com a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), movimentaram 71 bilhões de reais. O número representa um recuo de 10% na comparação com o mesmo semestre de 2008, mas os nomes envolvidos recentemente impressionam. Sadia e Perdigão, JBS e Bertin, VCP e Aracruz, para citar alguns. Contando só cinco das operações do primeiro semestre, sozinhas representam 57% do volume total de negócios, o que revela o tamanho das companhias envolvidas. Somase a isso a união entre Itaú e Unibanco, no fi nal do ano passado, para formar um dos 20 maiores bancos do mundo, a compra do Real pelo Santander e a aquisição da Brasil Telecom pela Oi, no setor de telefonia. “Essas operações confi rmam a tendência que vem se concretizando ao longo dos últimos anos na formação de grandes organizações brasileiras, capazes de assumir a liderança e competir globalmente”, diz Carolina Lacerda, responsável pela subcomissão de fusões e aquisições da Anbid.

O capital nacional foi responsável por 59% das transações de compra de participações entre janeiro e julho de 2009, segundo levantamento da consultoria de gestão PricewaterhouseCoopers. Os setores de tecnologia da informação, alimentos e bancos foram os que mais fi zeram negócios nesse período. O cenário de titãs em que os profi ssionais terão de circular tem novas regras para as decisões de carreira, para a formação de salários e bônus e para as competências necessárias para crescer. Para o profi ssional, consolidação do mercado é sinônimo de maior competição: ao se unir, as empresas eliminam cargos redundantes, levando a enxugamentos e demissões. Para ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano, Itaú Unibanco e Santander Real eliminaram 2 224 postos de trabalho no saldo entre contratados e demitidos. Isso representa uma diminuição, em seis meses, de 1,48% da base de 150 000 trabalhadores que esses dois bancos empregam. Entre 1 997 e 2004, o Itaú comprou oito instituições, que somavam 27 000 funcionários, mas, nesse mesmo período, 20 000 postos foram eliminados. “Quando duas ou mais empresas de grande porte se juntam, é ruim para os clientes, que fi cam com menos opções de serviços, e também para os profi ssionais, tanto das gigantes quanto das pequenas e médias, que terão um empregador a menos no mercado”, diz Marcelo Ferrari, diretor da Mercer, consultoria de recursos humanos com escritório em São Paulo (veja quadro Pesos e Medidas).

QUEM FICA
Os que permanecem após a fusão têm os privilégios dos escolhidos. Negociar salário pode fi car mais difícil, pois a chance de receber uma proposta da concorrência diminui com a consolidação da fusão, ainda que num primeiro momento as companhias se esforcem para manter quem lhes é essencial. No entanto, as empresas investem de outras formas em quem fi cou. Pode ser, por exemplo, bônus mais polpudo ou o patrocínio de um curso no exterior. “Aquilo que for necessário para reter o funcionário considerado importante”, diz Gilberto Guimarães, presidente da BPI no Brasil, empresa de gestão de recursos humanos com escritório em São Paulo. Esse retorno não costuma demorar a vir, pois um dos desafi os nas fusões é ser rápido. “O mais importante é diminuir ao máximo o tempo de integração, para evitar que se percam pessoas importantes”, diz Marcelo, da Mercer.

MOVIMENTOS INTERNOS
Durante a fusão, Itaú e Unibanco montaram uma célula na área de recrutamento e seleção para evitar des- > ® Régis Filho ligamentos importantes. O resultado foi que o RH trocou 2 000 pessoas de lugar dentro do próprio grupo, em um movimento forte para não perder talentos. Apesar dessas ações, empresas em momentos de fusão deixam gente boa escapar e, por isso, até mesmo quem sai pode ter novas perspectivas. André Lacaze, gerente de controladoria do Itaú Unibanco, trabalhava no BankBoston quando este foi absorvido pelo Itaú e viu a equipe passar por ansiedade e incertezas.

“O medo de perder o emprego foi geral”, diz André. Muita gente não esperou para ver qual seria o futuro e aceitou propostas da concorrência só para pôr um fi m à angústia a respeito do que aconteceria com a equipe. André só deixou o posto por uma proposta de ganho 40% maior no Citibank. Um antigo chefe foi resgatá-lo e dois anos depois ele voltou ao Itaú, após a fusão com o Unibanco. Hoje, André considera que o mercado em que atua é composto de apenas três companhias: Itaú Unibanco, Santander e Bradesco. “Fora esses, são bancos menores, que não vão oferecer todas as oportunidades que tenho atualmente”, diz ele. “A empresa virou um mundo em si, com possibilidades de me movimentar por muitas áreas e níveis. Até há a possibilidade de expatriação para quem pensa em fazer carreira internacional.”

André Lacaze, gerente de controladoria do Itaú Unibanco: chances de fazer carreira similar em apenas mais dois concorrentesAndré Lacaze, gerente de controladoria do Itaú Unibanco: chances de fazer carreira similar em apenas mais dois concorrentes

QUEM ESTÁ FORA
Vale ter em mente também que as médias — e até grandes — que sobram nesse mercado de megaempresas estão se mexendo para enfrentar a nova concorrência. “Há companhias que fi cam de olho nos profi ssionais que gostariam de ter e não podiam contratar antes, mas que podem perder a vaga num momento de fusão e aceitar, fi nalmente, suas propostas”, diz Francisco Ramirez, da ARC, empresa de busca de executivos de São Paulo que participou da integração de 17 bancos nos últimos dois anos. “Quem fi - ca e quem sai não depende do talento apenas, mas se tem o perfi l adequado ao futuro da nova organização”, diz Francisco. Perfi l inclui também cultura e valores.

Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers feita com 100 CEOs em diversos países mostrou que 25% dos gestores decidem sair da empresa em virtude da política adotada após uma fusão ou aquisição. Nas médias empresas, a remuneração costuma ser 15% menor que nas grandes, mas elas acenam, muitas vezes, com a possibilidade de fazer seus funcionários de sócios. “Há mais autonomia para tomar decisões, o que é um valor para muitos profi ssionais”, diz César Souza, presidente da Empreenda e consultor de gestão de pessoas em momentos de fusão.

Fonte: VOCÊ SA - Edição 10/2009

Gostou? Leia mais!

Momento Menininha - poá para trabalhar

 É, Estou inspirada, hoje é dia de Moda!


Sempre gostei de poá, até mesmo quando a moda é correr dessa moda tão anos 60, e como passamos boa parte do nosso tempo no trabalho, resolvi buscar um modelito que combinasse o meu tão amado poá, o sapato boneca e as bolsas grandes, lindas e coloridas. Não resisti também a tiara, fez toda a diferença.

Então...

Encontrei este look: bolinhas para trabalhar. Achei a combinação super interessante, moderna e também um pouco romântica. A camisa de poá branco, com a saia preta, e a bolsa vermelha. Adoro! Repare no sapato meia pata com salto feníssimo, ultra feminino, mas O QUE É  "Meia pata?" A meia-pata é um tipo de calçado que tem uma pequena plataforma na frente, parecendo mesmo uma pata. Normalmente tem salto alto, e muitas vezes são altíssimos mesmo. ! E o detalhe é a tiara, muito fofa!



Gostou? Leia mais!

Momento Menininha - Sapato Retrô

 

Hoje, em mais um almoço regado a conversa, risadas e alguns cigarros, ouvi de um amigo [Vi Assenço] que o sapato feminino com o bico arredondado não á tão bonito quanto o de bico fino, o que me deixou muito feliz, não digo isso porque concordo com ele mas porque acho um arraso homens que sabem e gostam de comentar sobre todos os tipos de assunto o que abrange a moda feminina. E seguindo esse comentário resolvi procurar um sapato "boneca retrô" que combinasse com a moda atual [nude, cinza, tudo muito light] e conseguisse ser charmaso.

Adoro sapato tipo boneca, além de graciosos são super confortáveis! E você pode usá-los de diversas formas, em looks modernos ou num estilo retrô (um look que lembra antigos estilos do passado, mas são bem atuais).


Então...


Estava navegando no byMK e vi um sapato que adorei, um sapato boneca (ou Mary Jane em inglês) rosa, com um salto que começa grosso na base do solado e vai afinando sem ser agulha. Achei muito charmoso e procurei um look para ilustrar melhor uma combinação com ele.

Gostou? Leia mais!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Momento Menininha

Estilo Romântico

Look composto por:

Vestido Oh Boy!, disponível no .closet aberto.;
Jaqueta rosa Donna Karan, disponível no site Browns;
Sandália de couro rosa Pringle of Scotland;
Sandália Dumond;
Bolsa Serpui Marie, encontrada no byMK;
Brincos disponíveis no Privalia;
Colar Pilgrim.

Ah! Vai dizer que não achou um luxo? Outros virão com a marca registrada da Lys. Aguardem!

Mas eu admito, algumas peças são um pouco além dos nossos bolsos… Mas existem em versões a preços mais baixos que também podem trazer o mesmo charme à produção. É só pechinchar!

Fontes: .closet aberto., byMK e Looklet

Gostou? Leia mais!

Conversa de Corredor Fase III - Final da Trilogia



Que cargo você preferiria exibir no cartão de visitas: CEO ou diretor-geral?? CMO ou vice-presidente de marketing? Por alguma razão inexplicável, a simples conjunção de três letrinhas parece fazer com que a primeira opção tenha mais importância senioridade e poder do que a segunda. Depois de Chief Executive Officer, a onda de executivos-chefe-de-não-sei-o-que vem se espalhando numa velocidade espantosa nos organogramas.
O resultado é muita gente perdida, sem entender o que esses profissionais fazem.
Para dar nome aos bois, ou melhor, aos cargos elaboramos uma relação dos principais chiefs que estão por ai .
E levantamos possíveis explicações para a existência deles:

    1. estratégia – o profissional recebe o nome de principal executivo de alguma coisa – logística, por exemplo – para indicar tanto internamente quanto para o mercado que se trata de uma área absolutamente estratégica para a empresa. "Normalmente quem é chief sendo no conselho e tem peso de voto igual ao do CEO".
    2. Globalização – ter um cargo que faz parte da terminologia corporativa mundial pode facilitar a comunicação entre empresa e profissionais.
    3. Sim, status. Há donos de pequenas empresas se intitulando chief executive officers. Ou diretores de finanças que depois de colocar CFO no cartão, acreditam dar uma roupagem toda nova ao charmoso carde de.......diretor financeiro.
CEO – Chief Executive Officer
Facilmente identificado, é o cara que manda em todo mundo – menos no chairmam (ou presidente do conselho) a menos que ele seja poderosíssimo e acumule as duas funções.
Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral... As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e presidente. Nesse caso a função do segundo é mais representativa.

COO – Chief Operating Officer
Seu nome é executivo-chefe de operações, mas você pode chamá-lo de braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa a estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

CFO – Chief Financial Officer
Principal executivo de finanças

CHRO – Chief Human Resources Officer
Principal executivo de recursos humanos

CIO – Chief Information Officer
Era mais fácil identificá-lo quando ele era o único executivo responsável pelo planejamento e pela implementação da tecnologia no pedaço. Mas aí surgiu .....

CTO – Chief Technology officer
.......e hoje há muita confusão. Em linhas gerais, o CIO cuida da estratégia por trás da tecnologia – como ele pode mudar a forma como a empresa faz negócios, enquanto o CTO comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas. Há empresas com os dois profissionais.

CKO – Chief Knowledge officer
Também chamado de chief learning officer (CLO), é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. É um sujeito-chave, por exemplo, nas consultorias.

CRO – Chief Risk Officer
O cargo surgiu quando empresas de todas as áreas, e não somente bancos passaram a se preocupar com a administração de riscos. Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégia do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO – Chief Marketing Officer
Executivo-chefe de marketing certo? Em umasubsidiaria brasileira do setor financeiro não é tão simples assim. Lá ele cuida também de novos negócios e Intenet.

CIO – Chief Imagination Officer
A fabricante de computadores americana Gateway tem um executivo-chefe de imaginação, responsável por promover a criatividade entre o pessoal.

Gostou? Leia mais!

Conversa de Corredor Fase II



Agora que você já se familiarizou com algumas coisas vem a segunda fase: "Mãos a obra" - Está achando que a vida Executiva é facil? Nunca lhe falaram que assumir um cargo de CEO seria como pedir 10 reais ao seu pai, não é mesmo?


Vamos lá...!




Absenteísmo - Do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. Que vive ou está, via de regra, ausente. (Qualidade n° 68)
Adhocracia – Organizações ágeis, organizações complexas e flexíveis. (ad hoc = “aqui agora”).  
Behaviorismo -    procedimento,  (comportamento),  (teoria comportamental)  
Benchmarking - (marcos referenciais) - Processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc., comparando uma empresa com outras. As medidas de benchmark derivam , em geral, de outras empresas que apresentam o desempenho “Melhor da classe”, não sendo necessariamente  concorrentes.
BPF - Boas Práticas de Fabricação.
Brainstorming - Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.
Break-even Point - É o nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negócio se torna rentável. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilíbrio significa prejuízo.
BSC – Balanced Scorecard  - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial. 
CEO – Chief Executiver Officer – Diretor Superintendente da Empresa – Controller
CEP - Controle Estatístico de Processo. Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade.
CIF – Cost Insurance Freight – Custo seguro frete, empregadas para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete estão incluídos no preço.
Cinco S (5s) - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condi-ções de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.
CGMP -       Current Good Manufacturing Practice - Trata das Boas e Atuais Práticas de  fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal.
Coach – Professor, treinador
Coaching – Treinamento, “desenvolvimento”  Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional.
Cobertura Média - (CM) É a indicação de quantas vezes o estoque se renovou durante o período (n) (CAM 1/85) CM = 12/Cr ou sejam os 12 meses do ano divididos pelo coeficiente de rotação.
Coeficiente de Rotação - É a relação entre as retiradas de um estoque e o seu próprio estoque médio: Cr =     saídas/estoque médio.
Cognição – Ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento.
Comitê Draft - Comitê de Planejamento.
Continuous Improvement - (melhoria contínua) Componente essencial no just-in-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar  incêndios”.
Disruptiva – Empresas insurgentes, entrantes “processo de entrar no mercado por baixo”.
Downsizing - Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção.
E-learning – Abreviação de eletronic learning, treinamento em rede de computadores.
Empowerment - Estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações.
Endomarketing - Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar  e motivar o indivíduo.
Epistemologia – Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências. (mini Aurélio)  “teoria do conhecimento”
FMEA - Análise do modo de falha e efeito
FOB – Free on board – livre a bordo – Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. (Dicionário de Economia – Sandroni)
Housekeeping  - Termo designado para um processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas.
Holística - Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro. É um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva à crise de fragmentação vivida pelo homem na atualidade, quer pela criação e divisão  de fronteiras que só existem na mente humana.
IS0-  Sigla da International Organization for Standardization.
Job rotation – Rodízio de funções promovido pela empresa.
Joint venture - Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
Just-in-time - Metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia é eliminar tudo aquilo que não adiciona valor ao produto. O objetivo é fornecer exatamente as peças necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário.
Kanban -Sistema de Controle da Produção e dos Inventários.
Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, envolvendo todos os funcionários de uma organização.
Lato Sensu – Em sentido amplo - Curso extensivo – (Extensão, especialização e aperfeiçoamento)
Market Share - Participação no Mercado.
MBA – Master Business Administration
Menemônica – Processo de ajudar ou treinar a memória
Mentoring – profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.
Óbice - Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embaraço, empecilho,      obstáculo ou estorvo.
Ombudsman – Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.
Outplacement - Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização.
Outsourcing - (terceirização) Tendência de comprar fora (de terceiros) tudo o que não fizer parte do negócio principal de uma empresa.
PCPM - Planejamento e Controle da Produção e de Materiais.
PDCA - Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios.
PhD -   Doctor Philosophy
Poka-Yoke - Método a Prova de Falhas, ex. a chave de carro
PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção
PPM - Partes por milhão - termo usado no controle estatístico.
PQGF - Prêmio de Qualidade do Governo Federal.
Publicização - Movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade.
QFD - (Quality Funcion Deployment) Literalmente, Desdobramento da Função Qualidade. Metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes.
QS 9000 - Quality System Requirements. Norma criada pelas três maiores empresas automobilísticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo é a redução de sistemas paralelos   de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma conseqüente redução substancial de custos.Exige-se a melhoria contínua.
Quike Step - Em português significa passo acelerado.
“Rapport” -  Do Francês – Relação.  Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia.  
Reengenharia - Método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, função e processo.
Rotatividade - É a indicação do número de vezes que um estoque se renovou. (Ra = Ca/Em) onde Ca é o consumo total anual e Em é a média aritmética dos 12 estoques mensais.
Setup - Sistema de Troca rápida.
Stakeholders - Palavra, que significa depositários. Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera..
Strictu Sensu – Sentido estrito - Curso intensivo – (mestrado e doutorado)
TQC - (Total   Quality Control) Literalmente, Controle da Qualidade Total. Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto à distribuição, que busca assegurar “defeito zero”  na produção.
TQM - Total Quality Management (Gerenciamento da Qualidade Total). Foi criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para o aperfeiçoamento da  qualidade.
Turnover - Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação; medida da atividade empresarial relativa ao realizável a curto prazo; vendas.
Workaholic – Viciado em trabalho.
Workshop – Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor.

Gostou? Leia mais!

O estagio chegou! Conversa de Corredor Fase I


Agora é hora de entender qual é a "lingua" que as pessoas conversam nos corredores das grandes organizações e até mesmo nas empresas/consutorias/agencias que visam o crescimento dos seus colaboradores para que a comunicação seja clara e não haja "brexa". E para isso achei necessário, aliás mais que necessário levar aos leitores do Coluna Digital os "Dicionários" mais interessantes e importantes do mundo dos Negocios "BusinessWorld".


O Dicionário de RH é importante para os profissionais da área de Gestão de pessoas, mas é importante também para quem se relaciona com o mundo dos negocios, pois se alguém lhe perguntar: "Mas então Fulano, fiquei sabendo que você conseguiu aquela vaga de estagio, poxa parabéns, porque o outro estagiario tinha um nivel de TURNOVER..." E você para, olha para a pessoa, coloca a mão no queixo e diz: "É.. né póis é". Ou lhe perguntam qual é o Core business da empresa que você atua?


Justamente para que você não passe por situações constrangedoras, Se liga nos toques que virão abaixo:


5S - Senso de simplificação, organização, limpeza, conservação e participação.
ASAP - as soon as possible, o quanto antes, assim que possível
assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo falado.
BTB ou B2B - Business-to-Business ou comércio eletrônico entre empresas.
BTC ou B2C - Business-to-Consumer ou comércio eletrônico de empresa para o consumidor.
B2E - Business-to-employee - relação entre empresa e funcionário.
Budgets - orçamento.
Business Intelligence - conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas.
CEP - Controle Estatístico do Processo.
CKO - executivo responsável pela gestão do conhecimento.
Coach -
facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.).
Core Business - relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.
CRM - Customer Relationship Management ou marketing one-to-one".
Downsizing -
reduzir, encolher, diminuir, cortar.
Empowerment - dar poder ao grupo/equipe.
ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio.
E-Procurement - a utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa.
Housekeeping - técnica para iniciar e manter os processos de Qualidade e Produtividade Total em uma empresa.
Internet - é a maior rede mundial de computadores, aberta a todos.
Intranet - são as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.
Extranet - são páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores.
Just-in-Time ou JIT - é atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção.
Kaizen - processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.
Networking - rede de relacionamentos.
On the job - No dia a dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de autla. Como um estágio prático superviosanado diretamente.

Política de Portas Abertas - uma oportunidade oficial que a organização dá ao funcionário de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.
QS - quociente de sucesso
Stock options -
Programa de Ações - um incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por um preço abaixo do mercado.
Sabático - repensar, redescobrir, reciclar.
Supply Chain Management -
Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.
Team Building - dinâmica de grupo em área externa, onde os participantes serão expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada.

Gostou? Leia mais!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dicas para fazer a barba perfeita!

barbear

Um dia escutei um amigo dizendo "Se eu pudesse eu voltaria no tempo e aceitaria a dica do meu pai quando disse: “Menino, pare de passar a gilete no rosto… você nem tem pêlos!”


Agora, depois de anos eu vejo o quanto é chato e preguiçoso eu sou para fazer a barba" - Fiquei pensando que, assim como ele, vários homens/garotos sofrem para fazer a barba. Então encontrei algumas dicas interessantes.

Antes de mais nada é bom saber que para cada tipo de pele existe um produto ideal!

Pele oleosa – Mousse
Pele Normal e Seca : Gel e creme

Já sobre os aparelhos, se for aquele descartável, use apenas 3 vezes, depois lixo! Recomendo sempre os que tem mais de duas lâminas, com a ponta removível. E é bom lembrar que ao barbear no sentido contrário pode causar foliculite (os pêlos encravam). Navalha é bem perigoso e eu não me arrisco! Recomendo só para os experientes! Os aparelhos elétricos tem a sua praticidade, mas não fica totalmente rente ao rosto, lisinho!

Agora vamos as dicas:

1. Prepare a pele antes do barbear. Esteja com a pele limpa antes de iniciar o processo, lave bem o rosto e use um hidratante ou outro produto específico para amaciar os pêlos;
2. Colocar uma toalha morna umidificada no rosto ajuda abrir os poros. Depois do banho também é um bom momento e tem o mesmo efeito;
3.  Se engana quem acha que é só colocar a espuma no rosto e começar a barbear. Deixe ela agir por um minuto. Enquanto isso faça alguns movimentos circulares preparando a pele, isso faz a diferença, sim;
4. O ideal é começar pelas costeletas, depois a face e pescoço, ao redor da boca e por último o queixo. Não sei se vocês reparam, mas ali os pêlos são mais grossos e demoram a amolecer;
5. Esticar a pele ajuda a evitar cortes. Com uma mão vc segura o barbeador, com a outra estica;
6. Não seja grosso, nem apressadinho para fazer a barba. Controle os movimentos, não forçe a lâmina sobre o rosto. Movimentos curtos sempre;
7. A cada passada no rosto, lave a lâmina com água morna;
8. Quando estiver para finalizar, lave o rosto e veja se alguma região não ficou com alguma falha. Se haver a necessidade, passe um pouco do creme de barbear novamente na região;
9. Quando sentir que o rosto está lisinho e pronto, lave com água fria para fechar os poros. Na hora de secar, não esfregue a toalha, seque levemente com leves toques;
10. Finalize com uma loção pós-barba. Ela ajuda a não irritar a pele. Se a pele for sensível evite usar usar bronzeador, protetor solar logo em seguida ao barbear. Para os nadadores saibam que o cloro e o sal também agridem a pele no dia. E o ideal é não fazer a barba no final de semana deixando o rosto descansar nessse período!
E galera nos próximos posts vou escrever um para os homens/garotos que queiram estilizar a barba! Dicas modernas do que é In no momento! Por que deixar por fazer também é lindo!

Gostou? Leia mais!

Dinâmicas de grupo para seleção de Trainee: Como passar por elas?

Como se destacar na multidão1ª Etapa – Apresentação da empresa
Esse é o momento em que a empresa ou especialista em RH apresenta a Empresa e como o processo seletivo vai rolar.

Gostou? Leia mais!

Como acelerar uma conexão Lentissima




Estou em estado de "graça", uso conexão 3G e tive que vir para o interior morar por alguns meses/anos, enfim, não sei dizer, mas minha conexão está MUITO lenta, viva a falta de infraestrutura das conexões 3G. Com esse problema em mente, minha única opção é otimizar a navegação para que sofra o mínimo possível.

Essas dicas valem para quem usa uma conexão 3G, que apesar de ter boas velocidades, nem sempre é o quanto gostaríamos, mas para todos os outros tipos de conexão que vez ou outra acabam nos deixando na mão.

Então vamos aos passos para otimizar sua velocidade de navegação: 

1- Escolha quais programas usar
Vários programas são verdadeiros vilões de conexão, com isso o ideal é fechar todos que não forem necessários naquele momento. No meu caso, fechei os seguintes programas:
- Cliente de emails; caso precise checar um email, vou direto no webmail e fecho em seguida.
- Mensageiros; fechei o MSN e GTalk, mantive aberto somente o Skype, que é o que estou usando agora.
- iTunes; apesar de ouvir as músicas que estão no meu computador, ele conecta regularmente para checar por updates de podcasts e afins e isso atrapalha muito.
- Windows Live Sync; é um ótimo programa para sincronizar seus arquivos com outro computador (um servidor de backup por exemplo), mas como monitora diversas pastas, ele sempre usa a conexão.
Resumindo, qualquer programa que você use e que faça conexões desnecessárias a internet, inclusive programas de Torrent.

2- Bloqueie propagandas
Eu sou contra bloquear anúncios em sites, principalmente porque gosto de ver banners e afins para ter novas idéias, mas quando sua conexão está mal das pernas, essa é uma ótima opção.
Se você usa o Firefox, e deveria, pode usar um plugin como o AdBlock Plus que bloqueia automaticamente as mais diversas propagandas, aumentando muito sua velocidade de conexão.
Para usar o AdBlock Plus, primeiro instale a extensão acessando este site.
Após reiniciar o Firefox, ele vai oferecer diversas opções de listas, atualmente estou usando duas, a EasyList e a AdBlockRules. Para instalá-las, basta clicar no nome de cada uma delas.
Você vai notar que ao acessar sites, verá bem menos anúncios, as vezes nenhum mesmo. Isso aumenta muito sua velocidade de navegação, já que vai parar de baixar coisas inúteis naqueles momento.

3- Use versão mobile
Esta dica é um pouco extrema, mas funciona muito bem, use a versão mobile dos sites que costuma acessar. Como elas são feitas para serem visualizadas em um celular, são bem mais leves. Abaixo uma lista de alguns sites já com link para suas versões móveis:

-Globo
- UOL
- Terra
- Orkut

Lembre-se, a navegação em versões móveis dos sites tem uma série de limitações, mas serve muito bem para não sofrer tanto quando sua conexã estiver ruim.
Concluindo, conexões lentas como discada, EDGE, ou mesmo uma banda larga em um dia ruim podem se beneficiar muito dessas dicas, além de limitações óbvias dos provedores, como limite de tráfego que alguns oferecem em planos 3G.
Não sou uma sabetudo das conexões, mas acredito que isso poderá ajudar muito a todos. Ufa - estou mais aliviada por ter dividido com vocês esse meu transtorno. #prontofalei

E você, o que faz para melhorar sua velocidade de navegação? Deixe sua dica nos comentários!

Gostou? Leia mais!

O que é Brainstorm

O que é Brainstorm?

Falar sobre Brainstorm não é fácil. Basicamente, é uma técnica que muitos profissionais usam, e podem até fazê-la diferente do proposto a seguir, mas com toda a certeza os princípios são os mesmo. E estou falando sobre isso já que ontem,  em uma conversa com um amigo {Vinicius Assenço}falavamos de nossas brilhantes idéias quando uma nuvem enorme começou a se formar sobre nossas cabeças e uma tempestade de novas idéias começou a nos atingir, foi hilário, construtivo e conseguimos criar inumeras outras idéias, ou seja, um brainstorm caseiro aconteceu ontem. rsrs - Então, para que possamos explicar o que nos aconteceu achei interessante dividir com todos a essencia do Brainstorm, até mesmo porque não posso negar, ontem a nossa "viagem" foi digna de um Oscar [Aplausos, por favor] rsrs

O Que é Brainstorm?
Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. É uma metodologia de exploração de idéias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas.
Já vi o Brainstorm[bb] ser mencionado como “chuva de palpites”, mas ele é muito mais que isso. Falando de forma simplória, ele é um bate-papo direcionado, que pode favorecer ou não o surgimento de idéias novas, que ajudem na solução de problemas ou situações.

O Brainstorm não é espontâneo. É uma técnica cujo princípio básico reside na ausência de julgamentos ou de autocríticas
O que é Brainstorm?
A partir do Brainstorm, chegamos à idéias de qualidade, ou até à solução de uma situação ou problema. Além disso, traz a vantagem de ter seu mérito distribuído, pois é o resultado do trabalho de toda uma equipe
Passo a Passo
- Comece com um tema ou assunto e peça para os presentes[bb] expressarem todas as idéias que lhes venham à mente espontaneamente.
- Nenhuma idéia apresentada deve ser criticada.
- Todas as idéias verbalizadas devem ser escritas de maneira a ficarem expostas para todos, estimulando novas idéias.
- Ao término das verbalizações[bb], todas as idéias escritas e expostas devem ser repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas à situação.
- A seguir, selecione a melhor idéia.
Como Aplicar o Brainstorm?
Uma solução muito simples e eficaz é o diagrama de causa e efeito, ou se preferir “diagrama de espinha de peixe”.
Ele é uma forma visual de levantamento de causas e efeitos, que combinados com os princípios do Brainstorm tem ótimos resultados.
O que é Brainstorm?
Podemos organizar num quadro um diagrama como o de cima e, em seguida, um grupo de pessoas levanta quais são os fatores ou as espinhas do peixe que levam ao seu objetivo.
Usando ainda da Brainstorm, elas levantam parâmetros que influenciam nessas espinhas de forma organizada[bb] e clara. Ao final, usando um quadro branco e alguns post-its, têm-se de forma visual todo um diagrama de causa e efeito. Tornando muito mais fácil trabalhar para alcançar os objetivos.

Você usa algum outro método de Brainstorm? Comente!

Gostou? Leia mais!

Como dizer Não de acordo com seu perfil.




Um comportamento assertivo com certeza torna sua vida mais produtiva, ágil e evita o desperdício de tempo.

Afinal, o que é assertividade?

É a capacidade de expor de maneira clara – e sem máscaras – o que se pensa, sente ou quer.

Alguma vez, por medo de conflito ou mesmo de magoar as outras pessoas você sentiu dificuldade em ser assertivo?

Alguma vez você perdeu tempo com inúmeras reuniões ou e-mails, postergando uma decisão, uma aprovação de proposta ou até mesmo um compromisso, sabendo que não seria vantajoso para você, por medo de dizer “não”?

Pense nas diversas ocasiões em que o receio de dizer “não” prejudicou o resultado que você buscava, impedindo-o, com isso, de sentir-se verdadeiramente realizado com suas conquistas.

Você já se viu em situações de ter que fazer determinadas coisas que não queria por não ter tido a coragem de dizer um “não” para o outro?

Segundo Denize Dutra, em seu artigo: “Assertividade – A busca do próprio espaço”, os benefícios que um comportamento assertivo pode nos trazer são:

* Lidar com os confrontos com mais facilidade e satisfação;
* Sentir-se menos estressado;
* Adquirir maior confiança;
* Agir com mais tato;
* Melhorar imagem e credibilidade;
* Expressar seu desacordo de modo convincente, mas sem prejudicar o relacionamento;
* Resistir às tentativas de manipulação, ameaças, chantagem emocional, bajulação, etc;
* Sentir-se melhor; e fazer com que os outros também se sintam melhor.
Eu tomo aqui a liberdade de acrescentar o melhor de todos os benefícios em ser assertivo e saber dizer não:
- Parar de perder tempo!

Às vezes o nosso medo em dizer não faz com que nossa interminável lista de tarefas fique ainda maior roubando nosso precioso tempo.

Pois bem, até aqui você compreendeu a importância em ser assertivo, gerenciar melhor seu tempo e saber dizer não, a questão é: Como fazer isso de uma forma positiva, sem mágoas, sem desgastar um relacionamento pessoal ou profissional?

Essa é uma atitude, uma competência que pode e deve ser desenvolvida através de disciplina e treinamento.

Em primeiro lugar, é importante que se entenda que as pessoas são diferentes, tem perfis comportamentais distintos e reagem de maneira diferente à sua comunicação, por isso, aproveito este momento para ajudá-lo a determinar a melhor maneira de dizer não para cada perfil comportamental.

Para conhecer a matéria-prima e entender a natureza das pessoas vamos examinar a classificação de temperamentos e personalidades estabelecida primeiro por Hipócrates, há dois mil e quatrocentos anos.

Existem várias nomenclaturas para estes perfis:
Dominância / Conformidade / Influência / Estabilidade;
Passivo / Agressivo / Assertivo / Passivo – Assertivo;
Forte Colérico / Popular Sangüíneo / Perfeito Melancólico / Sereno Fleumático;

Porém, como todos descrevem perfis muito parecidos, resolvi simplificá-los para:
Energético / Popular / Sereno / Perfeccionista;
Não somos 100% um único perfil e sim um composto de cada um deles e essa é uma excelente notícia, significa que você, mesmo não tendo o perfil ideal para aprender a dizer “não” pode, com toda certeza, desenvolver essa habilidade.

Os energéticos são aqueles que dizem “não” de um modo muito mais fácil do que todos os outros, o próprio nome escolhido já diz muito a respeito de pessoas com essa característica. São pessoas rápidas na ação, líderes natos, para eles “tempo é dinheiro” por isso são absolutamente pragmáticos e objetivos, porém podem machucar as pessoas e nem perceberem isso.

Caso precise dizer “não” para um energético, fique absolutamente à vontade, ele vai preferir que você seja direto e sincero a uma pessoa que fica postergando. Ele gosta de gente como ele.

O popular é aquele tipo de pessoa que fala alto, gesticula muito, faz muitos amigos, abraça todo mundo. Ele reage de um modo mais difícil ao ouvir “não”, por isso a melhor forma de fazer isso é elogiando de maneira sincera o que ele tem de bom e deixar claro que o “não” é para o fato em si e que não é nada pessoal.

Os Perfeccionistas são aquelas pessoas, como o próprio nome diz, que precisam de tudo no seu devido lugar, gostam de planilhas e detalhe, portanto a melhor forma de dizer “não” para uma pessoa com esse perfil é mostrando através de uma seqüência lógica, talvez de uma planilha, o motivo da sua negativa, será muito mais fácil ele absorver o “não” sem que haja um desgaste no relacionamento.

O Sereno é uma pessoa que tem o estilo “devagar e sempre”, normalmente um funcionário fiel, um bom ouvinte, ele é um apaziguador. A melhor forma de ser assertivo com pessoas que tenham esse perfil é falar de maneira calma, num tom de voz mais ameno, mostrar em primeiro lugar que a pessoa é especial (se for verdade é claro), isso pode ajudar muito, e depois explicar o motivo do não.

Para qualquer pessoa é importante frisar que ser assertivo envolve olhar nos olhos do interlocutor, ter uma postura de corpo frente a frente, gestos coerentes com a mensagem transmitida, expressão facial que reforça o conjunto de idéias, tom de voz de acordo com o perfil do outro, mais claro e firme para os energéticos e perfeccionistas, mais ameno para os serenos e mais positivo com os populares, ter percepção adequada da hora de falar, linguagem pertinente com palavras que evoquem recursos positivos, evitando falar pelo negativo, como críticas ácidas e zombar o outro.

Dessa forma, você não desgasta seu relacionamento, diz o que precisa ser dito e principalmente economiza seu tempo para as tarefas que são verdadeiramente importantes para sua realização pessoal e profissional.

Gostou? Leia mais!

Vamos exercitar o Inglês? 40 Ways to Become a Better Writer


Better Writing


Do you want to become a better writer?

The good news is that writing makes you a better writer. Just like practicing the piano makes you a better pianist, or riding a trail bike makes you a better biker.
A few weeks ago I asked a question on Write to Done: What Helps YOU Become a Better Writer? The suggestions the readers offered were so rich and varied that I decided to gather them all together for Copyblogger readers.
I think there is one guaranteed winner among the seventy-two suggestions – blogging. Writing a blog is an amazing way to sharpen one’s skills. As bloggers we have to produce words daily – even when we don’t feel like it. And we get instant feed-back through comments. As Leo Babauta points out in his inspiring story How I got 100,000 Subscribers: Lessons from Zen Habits, it’s the readers that help us improve.

Doing these things can help you become a better writer:

1. Become a blogger.
2. Use self-imposed word limits.
3. Accept all forms of criticism and learn to grow from it.
4. Read what you’ve written over and over, until you can’t find any more problems.
5. Show what you write to a trusted friend for feedback.
6. Outline. And then write to that outline.
7. Edit, and edit again.
8. Live with passion.
9. Be open, curious, present, and engaged.
10. Take a break between writing and editing.
11. Learn a new word a day.
12. Get the pen and fingers moving.
13. Write in different genres: blog posts, poems, short stories, essays.
14. Read grammar books.
15. Write without distractions.
16. Challenge yourself: write in a crowded cafe, write on the toilet, write for 24 hours straight.
17. Take a trip. Road trips, beach trips, bus trips, plane trips.
18. Watch movies. Can you write the story better?
19. Write. And then write some more.
20. Read, think, read, write, ponder, write – and read some more.
21. Read your stuff aloud to anyone who can stand it – including the cat.
22. Go back and cut 10% from your word count.
23. Talk to people.
24. Listen to how people talk.
25. Read lots of books. Both good and bad.
26. Make notes of your (fleeting) brilliant ideas.
27. Start your writing ahead of time – not hours before a deadline.
28. Listen to podcasts on writing tips.
29. Use simple, declarative sentences.
30. Avoid passive voice.
31. Limit your use of adjectives and adverbs.
32. When in doubt, cut it out.
33. Kill clunky sentences.
34. Be inspired by other art forms – music, dance, sculpture, painting.
35. Read your old stuff and acknowledge how far you’ve come – and how far you have to go.
36. Write for publication, even if it’s only for the local newsletter or a small blog.
37. Make writing your priority in the morning.
38. Keep squeezing words out even if you feel uninspired.
39. Tell everyone: “I’m a writer.”
40. Recognize your fear and overcome it.

Gostou? Leia mais!

Organize sua mesa em 12 Passos Simples



 No dia programado procure vestir uma roupa mais confortável.   

1 - Agende - pelo menos tres horas para a primeira metade desta missão. Defina o dia e anote na sua agenda. Faça isso Agora! (isso é fundamental, caso contrário esse dia nunca vai chegar, se é que me entende)

2 – Prepare-se -  Coloque sua música favorita para tocar, respire fundo, esfregue uma mão na outra rapida e animadamente. Pronto? Agora comece a retirar tudo de cima e de dentro de sua mesa. Coloque tudo em uma grande pilha no chão. Feito isso, você acabou de liberar sua mesa. Viu, eu disse que seria um ou dois minutos.










3 – Limpe - Faça o melhor que puder, passe um pano úmido ou produto adequado até que sua mesa pareça nova!

4 - Descarte -Pegue um saco de lixo bem grande, sente-se no chão e comece a descartar. Mais de 80% dos papéis que estavam em sua mesa podem provavelmente ir para o lixo. Isto inclui aquela revista de 1975, os mil cartões de negócios que encontrou, a brochura daquele seminário que aconteceu hácinco anos, etc. As únicas coisas que você deve manter são papéis a respeito de seu atual projeto, papéis que podem ser necessários no futuro ou os de referência jurídica futura. Ok, talvez mais um ou dois papéis dos quais você não consegue se despedir. Empilhe o que vai guardar, atrás de você, num local separado.

5 –Continue o Descarte - É provavelmente hora de pegar outra sacola gigante de lixo. Talvez mais duas ou três. Mas continue dispensando a papelada inútil. Você está indo muito bem!

6 – Mais Descarte - Agora comece a jogar fora os jornais, revistas e catálogos velhos. A maioria já deve estar desatualizada, e mesmo que não estejam, provavelmente estarão em alguns dias. De novo, se há um ou dois que não consegue jogar fora tudo bem. Só não guarde quarenta e dois.

7 – Mais um pouco de Descarte - Agora chegamos aos itens que não são papel, isto inclui aquela caneca velha e manchada de café, materiais de escritório sem utilidade, moedas e algumas coisas que você nem consegue identificar. Sugestão:Lixo, lixo e lixo!

8 – Hora do descanso - Saia e arrume alguma coisa para comer, relaxe um pouco, alongue-se. Fuja de sua mesa por pelo menos uma hora. Você merece! Se estiver fora e tiver chance, compre um bloco de papel, um porta caneta, um arquivo vertical , a não ser que tenha uma gaveta de arquivo – para arquivar papéis que utiliza todos os dias, algumas pastas suspensas – se você for organizar seus arquivos diários –, etiquetas e portas-disquete e CD-ROM se você ainda não os tiver.

Quer uma dica legal? Visite www.arquivomagico.com.br . Pode ser a solução para seus problemas com arquivos.

9 - Reorganize
- Ao voltar comece a reorganizar as coisas que você quis manter. Esperamos que seja uma pilha pequena. A maioria das coisas que estavam em sua mesa devem estar na lixeira. Categorize e organize os arquivos diários em novas pastas. Etiquete cada uma claramente. Coloque as pastas em seu arquivo vertical. Aqueles papéis que não são usados todo dia devem ser colocados em seu armário de arquivos – isto supondo que você já tenha um sistema de arquivo efetivo. Se não tiver, guarde- os em uma cesta em cima do armário e leia a seção do nosso site www.organizesuavida.com.br sobre como organizar um sistema de arquivo.



10 - Arrume as coisas na mesa - Coloque o telefone de volta sobre a mesa, junto de seu computador se você tiver um. O seu bloco de anotações novinho em folha deve ser colocado próximo ao telefone. Guarde suas canetas e outros materiais no lugar certo, jogue fora toquinhos de lápis e as canetas que não funcionam. Se você tiver espaço para os materiais de escritório em sua mesa, separe as gavetas de cima para os materiais mais utilizados e as ultimas para documentos e acessórios. Não esqueça de guardar as chaves. E  bom trabalho.

Edicação: Lyslaine Ribeiro - Headhunter/Consultora Endomarketing

Gostou? Leia mais!

  ©Blog da CD Coluna Digital.

TOPO