quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Assessment - Ajustando perfis e Adaptando pessoas




Segundo as empresas que utilizam esse tipo de metodologia, o benefício é conseguir, de forma mais rápida, ajustar pessoas, processos e estruturas às demandas de resultados dos ambientes corporativos, além de observar a melhora na produtividade, na qualidade do profissional (já que ele passa a ser instruído de forma a otimizar suas capacidades) e a fidelização do colaborador. Simões diz: “é uma mudança fantástica, pois o gestor de resultados apropria-se do Assessement utilizando seus conceitos comportamentais de forma simples, estruturada, respeitosa e que provoca profunda transformação do ambiente organizacional e do papel de RH nesse contexto”.
O mercado atualmente pede ajustes de perfil. Pede o rompimento de paradigmas e avaliação do novo mundo dos negócios. É aí que está a importância de ser vencedor e vitorioso. Sem gerenciar o comportamento, você não consegue romper padrões clássicos e históricos de resultados. Porém, não basta romper com o passado... é necessário entendê-lo, avaliar seus benefícios e limitações, para gerenciar mudanças com lucidez e profundo respeito humano.

Já do lado do profissional, o benefício do Assessment é, segundo Amélia, a motivação que gera nos funcionários. “Quando você tem um sistema de gestão igualitário, baseado em perfis, todo mundo é avaliado, treinado e concorre a vagas em igualdade. Não existe a promoção por carta marcada”, diz ela. “Eles percebem que são avaliados por seu real valor humano, pelo entendimento de suas forças e fraquezas. E isso tem relação direta com sua vocação e consequente fortalecimento de suas carreiras”, completa Simões.

Assessment está completamente ligado ao gerenciamento do capital humano. Ele pretende unir as competências comportamentais e técnicas para o desenvolvimento do profissional e adequação de seu perfil junto à empresa. “Eu preciso dessas informações. Sem conseguir visualizar essas duas partes de um profissional, não consigo saber se o colaborador está preparado ou se é necessário desenvolver alguma competência técnica ou comportamental exigida pelo cargo”, conclui Amélia.
  
*Maria Amelia Leme, gerente de RH do Hospital Especializado CEMA e do Hospital Villa-Lobos

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