quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sustentabilidade



Empresa que oferece serviços de consultoria ligados a responsabilidade social e corporativa, a elaboração do relatório de sustentabilidade é um processo muito intenso e quase diário, e envolve todas as estruturas da empresa. É uma troca forte e estruturada de conhecimento, em que diretor ou gerente passam as práticas de sua empresa para o consultor que as devolve com os encaixes ou não em sustentabilidade. O resultado é um relatório da gestão da empresa frente à sustentabilidade empresarial, que permite que ela planeje os seus próximos passos e caminhos, de acordo com as suas prioridades e possibilidades. Porque não adianta, também, a empresa fazer um monte de tarefas se não tem condições para isso.

 Apesar de não ser obrigatório, muitas organizações já produzem o seu relatório de sustentabilidade anual, principalmente as grandes, buscando alinhamento com as práticas do mercado e com um movimento que cobra, hoje, mais responsabilidade das corporações. Esse movimento cobra mais responsabilidade da empresa na sua gestão, uma responsabilidade que não está simplesmente dentro dos muros da corporação, mas nas relações com os seus diversos públicos. A empresa tem que desenvolver uma relação de qualidade com os seus clientes, fornecedores, público interno e comunidades que estão em torno das suas plantas. Isso é uma demanda do mercado.

Mesmo não havendo um órgão que certifique a veracidade dos relatórios produzidos, o consumidor é, hoje, o maior crítico e fiscalizador das empresas, conseguindo detectar quando a corporação usa a sustentabilidade apenas para marketing ou quando a utiliza de forma responsável e verdadeira. O Akatu, instituto que trata do consumo consciente no Brasil, tem pesquisas que mostram que, apesar de ainda existir uma distância grande entre o que o consumidor pensa e o que pratica de fato, ele já começou a olhar com atenção para as empresas que adotam práticas consistentes e, inclusive, a identificar aquelas que usam a sustentabilidade muito mais como marketing de comunicação e de marca, e aquelas que de fato têm conhecimento, praticam e demonstram a sua atuação, competência e entendimento no assunto.

Seja o primeiro a comentar

  ©Blog da CD Coluna Digital.

TOPO