domingo, 18 de outubro de 2009

Livro sobre Gestão de Carreira: AS 7 LIÇÕES DAS PESSOAS QUE VENCEM NA VIDA


AS 7 LIÇÕES DAS PESSOAS QUE VENCEM NA VIDA
Os vencedores natos
Robin Sieger
Editora Landscape
280 páginas
R$ 29,90


















Todos nascem com potencial para serem vencedores, mas por que algumas pessoas obtêm sucesso e outras não?

Segundo o livro, porque o sucesso não é algo que se ganha de presente, mas uma atitude da mente, um produto de desempenho, e não uma questão de sorte.
No livro, Robin Sieger conta sua própria história - depois de superar um câncer aos 30 anos de idade, ele começou a pesquisar amplamente como alcançar o sucesso e a felicidade. As lições e estratégias que aprendeu estão elaboradas em sete princípios básicos: uma meta clara, um plano definido, confiança, propósito, não temer o fracasso, comprometimento e comemoração. A arte é manter os sete em equilíbrio...



Leia um trecho do livro:


PLANEJE, PLANEJE, PLANEJE
SE VOCÊ FRACASSA EM PLANEJAR, ESTÁ PLANEJANDO FRACASSAR

Aprenda com seus erros


Eu já disse que, se seu plano não está funcionando, você deve alterá-lo. Ter um plano flexível significa que você está desejoso de mudá-lo. O importante é ser capaz de aprender com seus erros. Com freqüência as pessoas não fazem isso; elas incorrem nos mesmos erros e obtêm sempre o mesmo resultado.
Durante a Guerra Fria, um oficial da inteligência russa foi à casa de um amigo que estava com as orelhas enfaixadas. "O que aconteceu?", perguntou.
O oficial respondeu: "Eu estava passando minha camisa quando de repente o telefone tocou e, sem pensar, coloquei o ferro na orelha!".
Seu amigo então perguntou: "O que aconteceu com a outra orelha?".
"Ah, eu fiz isso quando liguei para a ambulância!", ele respondeu.
Algumas vezes ficamos tão presos a uma forma de fazer as coisas – a um modo de pensar, que acreditamos ser impossível encontrar uma alternativa.
Também aprecio bastante a história do velho monge sábio que, todas as manhãs, antes do nascer do sol, ia ao templo rezar. A cada dia, quando iniciava suas orações, o gato do templo entrava, se esfregava nele e o distraía. Certo dia, o monge decidiu levar alguns cordões para o templo e amarrar o gato no altar enquanto fazia suas devoções. E assim ele fez por muitos dias de muitos anos até sua morte. Os jovens monges que viam o velho sábio amarrar o gato, mantiveram a "tradição", e todos os dias amarravam o gato no altar durante suas orações, até o dia em que o gato morreu. Imediatamente, eles providenciaram um outro gato. Decorridos cem anos e mantido o hábito, alguém observou aquela cena sob outro ângulo e disse: "Isso é bobagem – por que não arranjamos uma estátua?".
Assim eles confeccionaram uma estátua e colocaram ao pé do altar. Passados outros cem anos, um monge disse: "Essa é uma estátua tão bonita, tão antiga, uma tradição tão maravilhosa – acho que deveríamos colocá-la no topo do altar".
Conforme os anos se passaram, os monges se acostumaram a sentar-se e a adorar o gato, mas ninguém sabia realmente porque isso era feito; uma vez que o gato sempre estivera no altar, deveria haver uma boa razão.
Com muita freqüência, aceitamos a maneira pela qual fazemos as coisas, sem pensar. Não tenha medo de desafiar suas metas; não receie desafiar seus planos; não tenha medo de desafiar a si mesmo. Se seu plano é rígido, se não pode ser dobrado, ele vai quebrar. Por isso ele deve ser flexível. Se o espaço de tempo que você originalmente concebeu para realizá-lo mostrou-se muito curto, amplie-o, redefina o prazo. Se, por outro lado, você está adiantado, não se preocupe em aproximá-lo do presente – ele é sua meta, de mais ninguém. Se você se permitir a flexibilidade de mudar seus planos conforme avança, não ficará desmoralizado com as mudanças quando elas ocorrerem. Freqüentemente as metas que estabelecemos para nós mesmo são alvos móveis, razão pela qual necessitamos de fato de um plano mutável – e não estou me referindo àquele que nos faz chorar todas as vezes que olhamos para ele.
Regras para ser humano
Você aprenderá lições.
Não há erros – apenas lições.
Uma lição é repetida até que seja aprendida.
Se você não aprende as lições, elas ficam mais difíceis (a dor é uma forma de o universo chamar sua atenção).
Você saberá que aprendeu uma lição quando suas ações mudarem.

Anônimo


Sobre o autor: Robin Sieger é uma das maiores autoridades em motivação; dedicou sua vida a causar impacto positivo na vida de outras pessoas. Presidente da Sieger International Limited, é criador e fornecedor de treinamento e iniciativas de desenvolvimento pessoal, com escritórios na Inglaterra e nos Estados Unidos. Comunicador talentoso, é solicitado como palestrante no mundo inteiro.

Seja o primeiro a comentar

  ©Blog da CD Coluna Digital.

TOPO