domingo, 18 de outubro de 2009

Livro sobre Branding: A ORIGEM DAS MARCAS

A ORIGEM DAS MARCAS
Descubra as leis naturais da inovação e da sobrevivência de produtos e empresas
Al Ries/Laura Ries
Editora M. Books
244 páginas
R$ 59,00




O livro aplica a Teoria de Darwin ao branding. De acordo com a Teoria Revolucionária de Charles Darwin, novas espécies surgem da divergência das já existentes, e o livro aplica esta idéia sobre evolução aos processos de branding. E aponta: as oportunidades de mercado estão na divergência.
A obra é um conjunto de estudos perceptivos sobre produtos convergentes que fracassaram e histórias envolventes sobre produtos que atingiram sucesso mundial.
Al e Laura Ries explicam nesta obra como certas mudanças nas condições do mercado criam infindáveis oportunidades para construir novas marcas e prosperar. O que Darwin observou na Natureza também ocorre no mundo dos produtos e serviços, segundo os autores...




Leia um trecho do livro:

A SOBREVIVÊNCIA DOS PRIMEIROS
Seja o oposto do líder


Nos negócios, você pode generalizar o conceito de sobrevivência do segundo, com o princípio "Seja o oposto do líder".
Não importa qual a estratégia do líder. Fazendo sentido ou não, é sempre melhor, de alguma maneira fundamental, ser o oposto, do que competir com ele.
Talvez seja genético, talvez seja uma certa obstinação do espírito humano, mas, independentemente da razão, existe sempre uma oportunidade de entrar na mente como uma marca no. 2 forte.
Por que a geração mais jovem se rebela contra a geração mais velha? Na música, nas roupas, na comida, nos automóveis a força motriz da natureza humana parece agir em duas direções diferentes: o desejo de estar em conformidade e o de ser diferente. A maioria das pessoas equilibra essas duas forças conflitantes, estando em conformidade em determinadas áreas e sendo diferente em outras.
É a interação dessas duas forças que cria oportunidades para que marcas líderes mantenham sua liderança (sobrevivência do primeiro) e para o desenvolvimento de marcas no. 2 fortes (sobrevivência do segundo).
Felizmente, a conformidade é uma força mais poderosa do que a não-conformidade. A conformidade cria estabilidade em uma sociedade e não-conformidade cria períodos de desordem que trazem novas idéias e conceitos para a cultura.
Não existe uma forma única de construir uma marca. Existem duas. Sendo o primeiro e estabelecendo sua marca como líder, ou sendo o segundo e estabelecendo sua marca como a oposta do líder.




Sobre os autores: Al e Laura Ries são renomados estrategistas de Marketing. A empresa Ries & Ries, com sede em Atlanta (EUA), trabalha com muitas das maiores companhias do mundo. Também são autores de "As 22 leis consagradas de marcas".

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