segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Faça de 2010 o ano das concretizações. Mexa-se!




Você é o tipo de pessoa que tem grandes planos, mas parece que nunca chega a lugar algum com eles? Você estabeleceu metas no começo de 2009 e ignorou-as completamente até então? Talvez você sinta que a vida está simplesmente te atrapalhando e você não consegue seguir no caminho?

Se você conseguiu se identificar com algumas dessas questões, então esse post é para você. Não tenha dúvidas que a mente no cérebro humano contem algum mecanismo de “procura de objetivos”. Nossa primeira mira e principal objetivo é obviamente: sobreviver: precisamos dos alimentos necessários, água ou alguma forma de abrigo.

Nesses dias, está ficando cada vez mais raro alguém viver desesperado por comida e água, ao menos para qualquer pessoa que esteja lendo esse artigo. Por causa disso, nós não focamos apenas na sobrevivência e ao invés disso inventamos outros objetivos para nós mesmos. Eles podem ser objetivos de produtividade ou financeiros, tanto faz. Seja lá quais forem eles, todos nós os temos.

Nesse post vamos olhar as quatro razões principais que as pessoas falham em atingir seus objetivos. Espero que alguns desses pontos possam ajudá-los a despertar para aquilo que não esteja funcionando corretamente.

Se auto-impondo crenças
De vez em quando, quando falho em conseguir coisas que estou procurando na vida, é fácil me ver dizendo que não acreditava que poderia completar esses sonhos. Pode até ser meus amigos me dizendo que não posso fazer alguma coisa ou minhas próprias crenças baseadas em alguma experiência passada. De qualquer maneira, eu só provaria que essas crenças estariam corretas ao não conseguir o que sempre quis.

Se você pensa que você pode, ou que não pode, você geralmente está certo”.
– Henry Ford

Se você começar duvidando do seu próprio potencial, isso fará que você desista mais facilmente de seus objetivos e passe a fazer outra coisa. Uma boa maneira de passar suas limitações é encontrar pessoas que sucederam em um caminho semelhante ao que você quer percorrer e aprender quais foram as estratégias que eles utilizaram.

Escolhendo o objetivo errado
Dizer que você escolheu o objetivo errado não deve ser utilizado como uma desculpa por continuar sendo preguiçoso. Eles podem vir em diferentes formatos:

- Coisas que vocês queria alcançar porque outras pessoas queriam que você alcançasse
- Fazer coisas simplesmente para impressionar outros
- Focar em algo que você não liga se alcançar ou não
- Copiar os outros só porque você acha que é o caminho correto a seguir
- Seu objetivo estava dentro de outro objetivo maior

Esses são apenas alguns exemplos, mas são também os mais comuns. Uma boa maneira de encontrar o objetivo correto para você, é pegando um papel e caneta e começar a escrever todas as coisas que gostaria de alcançar. Se você fizer isso por um bom período de tempo, uma hora vai aparecer alguma coisa que se sobressai ou algo que simplesmente parece certo. Esse é provavelmente o objetivo correto para você.

Lhe falta paciência/consistência
Sempre que começo esse ponto com uma pessoa, sempre conto uma pequena história pessoal. Como vocês sabem, eu escrevo aqui do blog há cerca de uns 6 meses. No começo, porém, eu só tinha algumas centenas de leitores e não estava satisfeito com o crescimento. Por causa disso, acabei o vendendo (o blog) por R$ 1.500,00.

Algumas semanas depois, percebi o erro que tinha feito quando fui começar outro projeto e estava certo que isso aconteceria novamente. Por sorte, consegui meu site de volta. Nas mãos de um comprador diferente talvez não tenha tido sorte e o blog não seria tão grande como é hoje em dia.

A chave aqui está em sempre continuar. Uma vez que tenha definido seu próprio objetivo, não deixe que nada entre no caminho. Pode haver tempos que a vida lhe distrai, como sempre acontece, mas quando tudo voltar ao normal, volte ao caminho certo.

Você não tem um plano
Algumas pessoas simplesmente criam objetivos e simplesmente os deixam de lado. São coisas que as pessoas colocam na cabeça e só tomam ação somente quando relembram. Não adianta ter um objetivo se você não estabelecer um plano de ação para si mesmo ou ao menos um período de tempo em que você tenha para completá-lo.

Cada manhã eu pego uma folha de papel que contem meus três principais objetivos na vida. Eles estão relacionados a minha saúde, finanças e ao meu blog. Então crio tarefas para cada uma delas e quando necessário trabalho para completá-los durante o dia.

Eu sei que se não tivesse estabelecido alguns objetivos para certos aspectos da minha vida, eles não teriam progredido tanto quanto estão progredindo agora.

Seja o primeiro a comentar

  ©Blog da CD Coluna Digital.

TOPO